Evite gafes

Você já participou de uma entrevista de emprego online? Como foi a sua experiência? Muitas empresas adotam as entrevistas online para reduzir os custos de transporte do candidato e para agilizar o processo.

Durante o período de pandemia, a entrevista online foi uma saída encontrada para garantir a segurança do candidato e do recrutador, unindo ambos em um ambiente digital para uma conversa onde será apresentada a oportunidade de emprego.

Diferente de uma entrevista tradicional, o candidato não precisa sair de casa, mas conversar com o recrutador virtualmente. Apesar das diferenças, algumas regras não mudam, como a pontualidade e a cordialidade.

Para se dar bem em uma entrevista online, separamos algumas dicas:

Teste microfone, câmera e internet: com antecedência, verifique se o seu notebook está carregado, se o fone de ouvido, o microfone e a câmera funcionam. Tente evitar ao máximo os imprevistos. Verifique também a conexão com a internet para evitar quedas e uma possível interrupção na comunicação.

Esteja em um lugar silencioso: se você mora com alguém, peça para que a pessoa mantenha o silêncio. Ouvir o recrutador e ter certeza de que ele também escuta você é fundamental para manter uma conversa fluída.

Vista-se adequadamente: não é porque você está em casa que você não precisa se arrumar. Escolha uma roupa apropriada para a vaga, de preferência roupas sociais. Caso for utilizar acessórios, prefira algo discreto. Arrume-se como se a entrevista fosse presencial.

Não minta: conforme falamos anteriormente aqui no blog, mentir, tanto no currículo quanto na entrevista queima o filme do candidato.

Em alguns casos um recrutador pode aprovar um candidato que não tenha todas as qualificações exigidas para a vaga com a ideia de que ele possa desenvolver tal habilidade. Porém, se descobrir uma mentira, esse candidato será não só eliminado do processo seletivo em questão, mas de qualquer outro processo daquela empresa.

Talvez você perceba que seu currículo possui alguma deficiência. Nesse caso, procure resolvê-la. Se o seu inglês não é tão bom assim, deixe claro que possui inglês básico, mas que está estudando essa língua estrangeira. Essa é uma alternativa melhor a ter a sua fluência testada em uma entrevista em outra língua, por exemplo.

Anote o que vai falar: tenha um roteiro pronto sobre você, mas tente ser espontâneo, ouvir e responder às perguntas do entrevistador. Liste os seus pontos fortes, as suas experiências e ouça o que o recrutador tem a dizer.

Melhore seu currículo com uma pós-graduação: temos uma grande variedade de cursos para você escolher, invista em uma pós que irá mudar o seu futuro!

agencia